16 de ago. de 2012

Apaixonada por Palavras - Paula Pimenta



Editora: Gutenberg
Páginas: 160
Ano: 2012

Nos romances das séries “Fazendo meu filme” e “Minha vida fora de série”, Paula Pimenta conta a história de seus personagens. Já as 55 crônicas de “Apaixonada por palavras” contam o próprio dia a dia da autora. Aqui a protagonista é a Paula. Aqui é o destino dela que conta e que se conta. Aqui nos identificamos com ela e torcemos por ela. Aqui nos apaixonamos não por um personagem inventado, mas por uma pessoa de carne, osso, alma e, claro, palavras. (parte da orelha do livro, por Eduardo Loureiro Jr. - Editor do Crônica do Dia) 





A Paula Pimenta sempre me surpreende! Li todos os romances que ela escreveu, tanto da série "Fazendo meu Filme" quanto "Minha Vida Fora de Série" e me apaixonei por ambos os livros. A escrita dessa autora é viciante. Impossível ler um capítulo sem pensar loucamente no que vai acontecer no próximo.

Aos poucos fui conhecendo um pouco mais sobre a Paula como pessoa, já me encontrei com ela três vezes (uma em 2010 e duas durante este ano). Percebi que não era apenas a escrita dela que era encantadora, ela própria é um amor! E neste livro, denominado "Apaixonada por Palavras", temos a oportunidade de conhecer mais sobre ela. Sobre seus sonhos, pensamentos e realizações. A personagem principal deixou de ser a Fani ou a Priscila para ser a própria escritora.

Eu nunca havia lido uma crônica dela, confesso que antes de ler este livro eu não era muito fã de crônicas. Sempre achei que era o tipo de história que acabava muito rápido, pois gosto de me envolver com as cenas e os personagens.  A minha surpresa foi muito grande quando vi que eu estava completamente emocionada com o livro. Em muitas vezes parecia que a Paula estava falando sobre eu e minha vida! Não sei se é coincidência ou se a maioria das pessoas passa por aquelas situações descritas, só sei que foi muito bom descobrir que alguém entende perfeitamente aquilo que um dia aconteceu comigo.

As crônicas são sobre os mais variados assuntos: namoro, paixão, animais, neuras, amizade... Algumas delas foram escritas no início do século (2000 ou 2002) e outras são mais recentes, mas todas são extremamente marcantes! 

"Apaixonada por Palavras" é um livro curtinho, porém com tantas mensagens encantadoras que deixa pra trás qualquer livro de 500 páginas. Mas se a Paula quiser escrever um livro com 500 crônicas eu não vou me importar nem um pouco!

Assim como a Paula Pimenta se diz apaixonada por palavras, eu também sou. Desde criança sempre fui louca em ler tudo o que caia na minha mão. Mas agora descobri que mais do que apaixonada por palavras, sou apaixonada por tudo o que essa autora incrível escreve! Porque o que a Paula escreve não atinge apenas a minha mente, ela consegue alcançar o meu coração e me fazer reviver sentimentos que eu nem lembrava mais. Faz uma moça de 18 anos voltar a ter 15. Faz o mundo parecer um lugar super bacana e faz eu ser ainda mais apaixonada pela vida! Afinal, o que seria da vida sem boas palavras?

"É indescritível a sensação de ler um texto e me identificar totalmente com as palavras do escritor. É como se ele tivesse roubado a ideia que eu ainda não havia tido mas que já existia em mim. Emocionante perceber, na medida em que meus olhos vão descendo por sobre o texto, que existe alguém que pensa exatamente como eu." Apaixonada por Palavras, pág. 29

8 comentários:

  1. Essa sua resenha só me deixou com mais vontade de ler o livro. Tenho todos os livros dela (exceto este) e sou apaixonado por tudo o que ela escreve. Tive a oportunidade de conhecê-la no pré-lançamento de FMF 4, foi tão lindo. ♥ Beijos e amei a resenha!
    http://helviocaldeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sou curioso por ler algo escrito pela Paula, todos que lêem falam bem. Ainda não li nada dela, só seus tweets (conta?),mas as suas resenhas e as capas lindas sempre me deixam curioso sobre as histórias!

    Beijos, Anderson Vidal
    Hooked for Books

    ResponderExcluir
  3. Eu queria ler este livro mesmo antes da Paula publica-lo, e parece que a espera valeu super a pena. Ótima resenha.

    www.profanofeminino.com

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha! *-*
    Sou louca pra ler o livros da Paula, mas sempre acabo me enrolando pra comprar, pq nunca acho eles aqui na minha cidade :~~
    Ai esqueci completamente de comprar eles na bienal rererere

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nenhum dos livros da autora, mas todo mundo só fala bem deles! Preciso me apressar! haha E como eu gosto de crônicas, talvez comece por este! Gostei da resenha :)

    ResponderExcluir
  6. Tô lendo umas duas por dia, antes de dormir. Para saborear melhor elas. Tô amando. Nunca tinha lido Paula Pimenta, mas tô aprovando. *-* E a capa é magnífica, né...

    ResponderExcluir
  7. Um adoro crônicas principalmente as nacionais...
    adorei a resenha afinal também sou apaixonada e totalmente louca por palavras
    beijos

    ResponderExcluir

• Escreva um comentário e deixe uma blogueira muito feliz!

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul editado por Anderson Vidal